18 abril, 2017

O tempo, o vento, a pipa

Corremos contra o tempo e não a favor dele. Fosse o tempo vento, entenderíamos que em boa parte do caminho o sopro é a nosso favor. Talvez em todo ele. Mas teimamos. A partir do momento em que nos damos conta de que podemos escolher, é contra o vento que caminhamos.
Parece natural tamanha teimosia. Somos seres teimosos por natureza. Seria a evolução da espécie resultado de adaptações teimosas ou sempre harmoniosas? Somos biologicamente teimosos ou teimosamente programados para sermos do contra?
Da infância, acentuando-se na adolescência, permanecendo até a vida adulta, essa teimosia é impulso, fogo cuspido de dragão, queda que faz levantar. E seguimos teimosos, crentes que abafamos, com nosso bafo sem eco. Aos poucos, com o tempo, teimar é como berrar em sauna a vapor. Falta ar, fogem testemunhas, perde-se o sentido.
O que eu queria mesmo com tanto barulho pelo caminho? O que eu esperava com o silêncio cortante pela voz embargada frente ao esforço de tanto caminhar contra o vento?
Bastava uma virada, uma parada para olhar para trás com calma. Não era necessário levantar a voz em meio ao zunido do vento contra, para me fazer ouvir. O esforço em dar um passo após outro. A dificuldade em olhar para o lado, achando que entraria areia nos olhos.
Tombo após tombo, a brisa está lá, sempre esteve. Faltava parar, virar-me para trás, para dentro. Um passo atrás. Deixar de teimar com a vida e seguir meus próprios valores – sem mais, nem menos. Ao invés de me conformar, confirmar-me.
Sem muito planejar, reconhecer o vento a favor, que carrega, direciona, orienta a frequência. O sopro que traz companhias de mesma sintonia, gente que entrelaça as mãos como elos da rabiola de uma pipa, seres que se respeitam e aprendem a se entregar, com leveza.
Apenas o tempo, e cada um tem o seu, vence o poder da teimosia. E a pipa, quanto mais alta, quanto mais elos, quanto mais confiança na base e vento para fazê-la dançar, mais estável, adaptada ao ambiente e liberta ela se torna.

Nenhum comentário: